GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

ENDOMETRIOSE

A endometriose é uma doença frequentemente dolorosa em que o tecido semelhante ao tecido que normalmente reveste o interior do útero – o endométrio – cresce fora do útero. A endometriose envolve mais comumente os ovários, as trompas de Falópio e o tecido que reveste a pelve. Raramente, o tecido endometrial pode se espalhar além dos órgãos pélvicos.

Com a endometriose, o tecido semelhante ao endometrial age como o tecido endometrial – ele se espessa, se decompõe e sangra a cada ciclo menstrual. Mas como esse tecido não tem como sair do corpo, ele fica preso. Quando a endometriose envolve os ovários, podem se formar cistos chamados endometriomas. O tecido circundante pode ficar irritado, eventualmente desenvolvendo tecido cicatricial e aderências – faixas anormais de tecido fibroso que podem fazer com que os tecidos e órgãos pélvicos grudem uns nos outros.

A endometriose pode causar dor – às vezes intensa – especialmente durante os períodos menstruais. Também podem ocorrer problemas de fertilidade. Felizmente, existem tratamentos eficazes.

Sintomas

O principal sintoma da endometriose é a dor pélvica, geralmente associada aos períodos menstruais. Embora muitas mulheres tenham cólicas durante os períodos menstruais, aquelas com endometriose geralmente descrevem dores menstruais muito piores do que o normal. A dor também pode aumentar com o tempo.

Os sinais e sintomas comuns de endometriose incluem:

  • Períodos dolorosos (dismenorréia). Dor pélvica e cólicas podem começar antes e se estender por vários dias no período menstrual. Você também pode ter dor lombar e abdominal.
  • Dor com a relação sexual. Dor durante ou após o sexo é comum na endometriose.
  • Dor ao defecar ou urinar. É mais provável que você sinta esses sintomas durante o período menstrual.
  • Sangramento excessivo. Você pode experimentar períodos menstruais intensos ocasionais ou sangramento entre os períodos (sangramento intermenstrual).
  • Infertilidade. Às vezes, a endometriose é diagnosticada pela primeira vez em quem procura tratamento para infertilidade.
  • Outros sinais e sintomas. Você pode sentir fadiga, diarreia, constipação, inchaço ou náusea, especialmente durante os períodos menstruais.

A intensidade da sua dor não é necessariamente um indicador confiável da extensão da condição. Você pode ter endometriose leve com dor intensa ou pode ter endometriose avançada com pouca ou nenhuma dor.

A endometriose às vezes é confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica (DIP) ou cistos ovarianos. Pode ser confundida com a síndrome do intestino irritável (SII), uma condição que causa episódios de diarreia, constipação e cólicas abdominais. A SII pode acompanhar a endometriose, o que pode complicar o diagnóstico.

(Fonte: mayo.com)

Clinica Digest Care
  • Balneário Camboriú
    Avenida do Estado, 1535 – Sala 03 – Pioneiros

    Balneário Camboriú – SC, 88331-150
    Telefone: (47) 3081-2200
    WhatsApp: (47) 99689-0151
  • Itajaí
    Embraed Centro Empresarial

    Avenida Coronel Marcos Konder, 1207, salas 60/61 – Centro
    Itajaí – SC, 88301-200
    Telefone: (47) 3246-1500
    WhatsApp: (47) 99689-0035
  • contato@digestcare.com.br