DOENÇAS / TRATAMENTOS

ABCESSO ANAL

O abcesso anal é uma cavidade em que se forma secreção purulenta (pus) na região anal ou vizinha. Em geral, é causado pela infecção de pequenas glândulas existentes no canal anal.

Alguns abscessos podem ser originados de uma fissura infectada, que consiste em uma ferida linear no canal anal, mas com alto potencial de infecção local.

Existem causas menos comuns, como deglutir (engolir) alimentos sem mastigar, levando fragmentos de ossos ou espinhas de peixe até o canal anal. Estes fragmentos podem gerar escoriação ou perfuração, provocando um abscesso e até uma fístula.

O abscesso produz um quadro de sintomas relacionados à infecção. É comum apresentar dor (contínua e/ou latejante) e inchação na região, que se apresenta quente e avermelhada. Também acompanham o quadro: febre, calafrios, cansaço, prostração e inapetência.

TRATAMENTO

Os abcessos podem comprometer o estado geral do indivíduo. O tratamento mais indicado é a drenagem cirúrgica, associada à antibioticoterapia. Em alguns casos ele se rompe e drena espontaneamente.

O tratamento cirúrgico é realizado através de uma incisão, eliminando as secreções e aliviando as dores. Os pequenos abcessos podem ser drenados sob anestesia local e os maiores e mais profundos podem necessitar internação e médico anestesista. Nestes casos, por se manifestarem com mais gravidade, também é indicada a administração de antibióticos intravenosos. Pacientes portadores de diabetes, leucemia e doenças que levam à deficiência imunológica necessitam de cuidados especiais.

Clinica Digest Care
  • Balneário Camboriú
    Avenida do Estado, 1535 – Sala 03 – Pioneiros

    Balneário Camboriú – SC, 88331-150
    Telefone: (47) 3081-2200
    WhatsApp: (47) 99689-0151
  • Itajaí
    Embraed Centro Empresarial

    Avenida Coronel Marcos Konder, 1207, salas 60/61 – Centro
    Itajaí – SC, 88301-200
    Telefone: (47) 3246-1500
    WhatsApp: (47) 99689-0035
  • contato@digestcare.com.br