CIRURGIA GERAL E DO APARELHO DIGESTIVO - FÍGADO - DOENÇAS CÍSTICAS DO FÍGADO
CISTO HIDÁTICO
A hidatidose (equinococose) é uma doença parasitária que ocorre em duas formas principais: hidatidose cística (também conhecida como equinococose) causada pelo Echinococcus granulosus e hidatidose policistica, causada pelos Echinococcus vogeli e Echinococcus oligarthrus.
Os cães, raposas e outros carnívoros abrigam os vermes adultos no intestino e evacuam os ovos do parasita nas fezes. Se os ovos são ingeridos por humanos, eles se desenvolvem em larvas em vários órgãos, principalmente no fígado e nos pulmões.
Ambas as hidatidoses cística e policística são caracterizadas por períodos de incubação assintomáticos que podem durar muitos anos até que as larvas do parasita evoluam e desencadeiem sinais clínicos. Ambas as doenças podem causar grave morbidade e morte.
SINTOMAS
Após a ingestão dos ovos dos Echinococcus, eles eclodem no trato digestivo e as larvas migram via corrente sanguínea para diversos órgãos onde se desenvolvem e se transformam em cistos.
Na maioria dos casos de infecção humana, o desenvolvimento do cisto hidático é assintomático.
Os indivíduos podem ser portadores do cisto durante toda a vida sem necessitar de assistência médica e poucos são os que desenvolvem alterações graves. As manifestações clínicas estarão relacionadas com o estado físico do cisto assim como sua localização e tamanho.
Localização abdominal: dor, fístulas, massas palpáveis, icterícia, hepatomegalia ou esplenomegalia (o fígado é preferencialmente atingido);
Localização pulmonar: tosse, dor torácica, hemoptise (tosse com sangue) ou dispnéia (dificuldade respiratória);
Localização óssea: destruição de trabéculas, necrose e fratura espontânea.
Casos assintomáticos: detecção do cisto hidático pode ser resultante de um achado ocasional em exame médico de rotina, exame investigativo para outra patologia ou ainda um inquérito radiológico.
Em casos que ocorra a ruptura do cisto: podem ocorrer complicações como choque anafilático e edemas pulmonares.
À medida que o (s) cisto (s) cresce(m) nos tecidos, poderão causar destruição tecidual ou compressão de órgãos. A diferença de maior importância entre a hidatidose cística e policística está no crescimento mais acelerado e agressivo do cisto, além da formação de múltiplos cistos, no caso da hidatidose policística.
Fonte: Ministério da Saúde